terça-feira, 31 de julho de 2012

Venezuela será a pá de cal no Mercosul ?

Em 23 de junho de 2012 (veja post abaixo) fui manifestamente favorável à suspensão do Paraguay do Mercosul, fundamentalmente pela razão básica de que a DEMOCRACIA (PLENA, e não apenas de fachada) é um dos pressupostos básicos para se integrar o bloco econômico do Cone Sul.

Agora, a partir desta terça-feira, 31, o combalido Mercosul oficializará a entrada da Venezuela no bloco. Não custa lembrar que até recentemente o vizinho país então comandado pelo "bispo" Lugo era contra a participação venezuelana, mas com a suspensão temporária deste os demais integrantes do bloco aceitaram o ingresso do país comandado por Chavez.

Pelos mesmos motivos que achei justa a suspensão do Paraguay acho incoerente aceitar a adesão da Venezuela, com seu grandiloquente e fanfarrão presidente, que vai se eternizando no poder, eleição após eleição, suscitando dúvidas reais sobre a transparência e democracia no jogo político daquele país.

Não fosse isso o bastante (a questão democrática), inicialmente a Venezuela demonstou má vontade em aceitar os pressupostos comerciais do bloco. Pressinto que isto não vá dar certo. E se eu estiver com a razão, pode ser a pá de cal em cima do Mercosul.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário