quinta-feira, 19 de julho de 2012

Acredite, esse novo grito ainda vai te deixar rico: VAI CEBOLA !

Pessoas muitas vezes se veem todos os dias e não se percebem. Ignoram convergências e saltam as diferenças. A dificuldade em se aperceber de realidades pode ser grande, mas dividir sonhos e experiências é ainda maior. Não sei se as pessoas estão cada dia mais ignorantes, sem enxergar mais que um palmo à frente do próprio nariz, ou se na realidade sequer enxergam esse palminho uma vez que as vistas estão permanentemente voltadas ao "seu" umbigo.

O fato é que o individualismo é cada dia mais sentido nestes dias que vivemos. Todos querem o "seu" IPOD para ouvir as "suas" músicas, querem o "seu" computador pra se trancar no "seu" quarto e ficarem "a sós com o mundo", precisam do "seu" celular para serem encontradas apenas quando se lhes interessa, não dispensam o "seu" carro para trabalhar, viajar, namorar. Enfim, pessoas vem e vão carregando o velho bordão "tô correndo, tô correndo...". Experimente perguntar pra alguém que vc vê sempre, ou raramente: "E aí, como vai?" A chance de receber uma resposta do tipo "Na correria", "Oi, tudo bem, agora deixa eu ir que preciso correr atrás..." é real.

Raras são as gentes que tem objetivos claros, definidos e que ousam partilhá-los. Ou simplesmente porque não os tem, ou porque preferem se encerrar em sí próprias. É a vida. São as pessoas. Novos tempos. "Conforme-se", dizem os mais antigos...

Não. Eu não me conformo. As pessoas mudam, porque os tempos mudam. As coisas mudam. A vida hoje é mais acelerada. Trabalha-se mais. Agita-se mais. Mas será que a gente consegue namorar mais? Será mesmo que viajamos mais? Lemos mais livros? Conhecemos MAIS PESSOAS de verdade? Ou ficamos reféns de novas tecnologias que nos geram sensações de que, afinal, podemos ser - qualquer de nós - o centro geodésico do Universo, bastando para tal postar uma foto ou um pensamento nas redes sociais e ganhar um monte de "curtir" de pessoas que vc nem sabe se existem, se têm mau hálito, caráter, se te olhariam olho-no-olho caso as visse? As pessoas mudam, mas é essencial que continuem sendo gente não coisas.

Quantas pessoas capaz de largar tudo o que estão fazendo nessa massacrante rotina pela sobrevivência e ir atrás do sonho vc conhece? Quantas pessoas trocam os pneus macios e confortáveis do "seu" bólido por um sandália de couro, ou botas, que irão lhe proporcionar generosas bolhas nos pés ? Quantas pessoas trocam a mesinha do computador, a telinha do celular ou o notebook no colo pelo prazer de fotografar "in live" a natureza ? Quantas pessoas trocam o bate papo virtual por um "bueno e viejo ojo-no-ojo" ? Quantas pessoas apertam o botãozinho do ´foda-se´ e se mandam em busca da realização de um sonho ?

Poucas, raras ou nenhuma. Talvez vc nunca conheça alguém assim na vida real. Só em filmes, games ou nas redes sociais...

Pois saiba que pessoas que correm atrás de sonhos existem. DE VERDADE ! São pessoas de aparência comum. Andam, cansam, deitam, dormem, acordam, se reenergizam, caminham, recaminham, conversam, perguntam, aprendem. E se tornam ricas. RIQUÍSSIMAS. Alguns desses seres iluminados têm o dom de escrever. E partilham o Tesouro com a gente.
   
Se você ainda não conheceu alguém assim, eu quero te apresentar Luiz Carlos Ferraz. Os mais íntimos chamam-no de Cebola. Eu conheço esse cara rico. RIQUÍSSIMO. Não vive de especulação financeira, não engana incautos e não promove a esbórnia de nenhum tipo. Homem simples, trabalhador, generoso, amigo, apaixonado pela mulher como se fazia em tempos mais remotos em que se escrevia Luiz com "Z".

A sua erudição não o impede de postar uma foto em que mostra uma bolha no pé sendo furada com uma prosaica agulha de costura. E ri. Porque sabe que é através da simplicidade que se colhe a erudição. Trocar a caneta pelo cajado é só um jeito de ler e escrever diferente. Essa pessoa, simples e por isso mesmo fantástica, ainda me chama de amigo. Ainda que não nos encontremos por anos a fio. Já vai longe o tempo em que eu e ele tínhamos fartos cabelos. Mas o tempo, ah o tempo... esse foi roubando os nossos fios pretos, castanhos, lisos e ondulados, e nos colocando alguma coisa a mais dentro das nossas cabeças. O olhar distante, perdido, foi trocado por um olhar focado, arisco, que recorre às lentes graduadas para captar o que existe, afinal, por trás de cada gesto, de cada ação. O mundo hoje visto por nós é mais perceptível. E pode ser divertido também se tivermos sabedoria. A mesma sabedoria que o Cebola resolveu externar com suas riquíssimas caminhadas.   

A este amigo deixo aqui registrado o meu fraterno abraço. E aos demais amigos, colegas e mesmo desconhecidos uma dica: passem pelo BLOG do Cebola. Vai valer muito a pena !

Nesta "nossa" página, o amigo escreve assim:

"Fim do segundo dia de peregrinação a Santiago de Compostela,

pelo Caminho Aragonês, com todos os detalhes no blog
www.blogcomcebola.zip.net   "

Ao Luiz deixo aqui o meu novo grito de guerra, como um modesto reconhecimento e incentivo para que vc continue firme em busca do sonho. E, de preferência, divida o Tesouro com os seus irmãos mais pobres. Tal qual a drusa, que rompe as entranhas e explode para ser vista e ouvida, eu grito: "VAI CEBOLA !" 




2 comentários:

  1. A quem se atrever a ler acima, meu blog agora é outro: www.pedrasdocaminhodesantiago.blogspot.com.br
    Buen Camino!

    ResponderExcluir