quinta-feira, 15 de março de 2012

NÃO DÁ MAIS PARA ACEITAR A BARBÁRIE. A ética é universal, não tribal.

http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/bbc/2012/03/15/suicidio-de-jovem-forcada-a-casar-com-seu-estuprador-causa-protestos.htm

Dá para eu aceitar algumas coisas estranhas à cultura brasileira. Dá para aceitar visões diferentes das que aprendi/desenvolvi e/ou que me foram impingidas desde criança. Dá para aceitar a pluralidade do ser humano. Dá para aceitar usos e costumes tribais muitíssimos diferentes dos nossos. Dá para aceitar um montão de coisas estranhas às nossas crenças, acreditando no livre arbítrio do ser humano.

Mas, definitivamente, não dá pra aceitar a barbárie. Não me importa o leque de razões que alguém possa usar para defender o que eu e parcela do mundo consideramos indefensável.

ROUBO É ROUBO. Em qualquer tempo, cultura ou país. Dinheiro desviado, surrupiado, escondido, não é dinheiro não contabilizado por esquecimento. ASSALTO É ASSALTO. Não importa o idioma e nem a época. ISSO NÃO DÁ PARA CONSENTIR.

MATAR É MATAR. Não importa se feito por um terrorista, um bandido, ou um soldado bêbado em meio à guerra. ISSO NÃO DÁ PARA ACEITAR.

TORTURA e ESTUPRO são crimes hediondos. Não importam se as alegadas motivações são de ordem "pessoais", "circunstanciais", "religiosas" ou "de estado". ISSO NÃO DÁ PARA ACEITAR.

O link acima (primeira linha) revela a miséria do espírito humano. Não me importa o que alguém possa alegar em defesa do verme que o praticou. ISSO NÃO DÁ PARA CONSENTIR E CALAR. COLOQUEMO-NOS, POR UM RÁPIDO INSTANTE, NO LUGAR DA JOVENZINHA. É preciso respeitarmos uma ética universal. Chega de alegar ética não contabilizada. NÃO DÁ MAIS PARA ACEITAR A BARBÁRIE.

Um comentário:

  1. Não dá mesmo para acreditar que isso aconteça em pleno século XXI. Assistam ao filme "Cairo 678" que acabou de estrear que aborda três mulheres que resolveram enfrentar o assédio. Belo post indignado.

    ResponderExcluir