sábado, 20 de novembro de 2010

Brasil: mais de um celular por habitante. E 29,3 milhões de miseráveis.

Nos “Anos de Chumbo”, o Brasil tinha uma música cujo refrão dizia “...este é um país que vai pra frente ... / owowowo... / ... de uma gente amiga e tão contente.../ ... owowowo...”

A música era de um grupo (antigamente chamado de conjunto e hoje de banda) ´OS INCRÍVEIS´, logo adotada pelo regime de plantão.

Quase 40 anos depois, circula a informação dando conta que o Brasil ultrapassou em outubro de 2010 a impressionante marca de um celular por habitante.

Nós, os tupiniquins, já temos nada menos que 194.439.250 aparelhos falando pra lá e p´ra cá e uma população de 193,6 milhões de habitantes, de acordo com o IBGE, o que nos dá a média aritmética de 1,0044 para cada pessoa. Do total de celulares, 82,19% são pré-pagos.

Comparado a outros países, o Brasil é o quinto em número de acessos móveis em operação e o oitavo em teledensidade.


E... ainda temos 29,3 milhões de miseráveis

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV) mostrou que o aumento real do salário mínimo e os programas sociais do governo atual, como o Bolsa Família, tiraram da condição de miséria aproximadamente de 20 milhões de brasileiros desde 2003.

Ainda de acordo com a mesma Fundação, sem as políticas de desenvolvimento econômico sustentável e de distribuição de renda, “o País estaria hoje com 50 milhões de pobres”.

O estudo aponta que o Brasil tem, portanto, 29,3 milhões de miseráveis (quase uma Argentina inteira) no ano de 2010, o que significa que nada menos que 16,2% da população vivem abaixo da linha da pobreza.

Então, ficamos assim: oitava economia mundial; quinto país no mundo em números de acessos de telefones móveis; 194,4 milhões de aparelhos celulares e 29,3 milhões de miseráveis.

Na minha cabeça a equação não fecha.

“...este é um país que vai pra frente ... / owowowo... / ... de uma gente amiga e tão contente.../ ... owowowo...”
Postado por nelsontucci às 07:53 0 comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário