domingo, 15 de agosto de 2010

A indigência intelectual e o salto alto

“Tá louco, não vamos entrar aí que está cheio de macumba”.

(Robinho, incitando os outros colegas de elenco a não desceram do ônibus do clube na véspera da Páscoa para entregar ovos de chocolate a crianças carentes de uma creche mantida por um Centro Espírita, em Santos)

“Vc levou isto só pra sentir que aqui em casa quem manda somos nós”.

(Ganso, logo depois de dar um pontapé sem bola em Ronaldo Fenômeno ao iniciar o jogo entre Santos e Corinthians)

“O que eu gasto com comida pro meu cachorro vc não ganha de salário”.

(Felipe, goleiro santista, para um torcedor durante um chat)

“Tá surdo?”

(Neymar, para um repórter que não tinha se convencido de sua primeira resposta, em uma coletiva de imprensa)



A máscara e a indigência intelectual infelizmente tomam conta do Santos. Time badalado nos últimos meses pelo futebol leve, livre e solto que vem apresentando, alegrando os gramados por onde passa, o alvinegro praiano está doente.

Moralmente doente estão os chamados “meninos da vila”, que “subiram no salto”, como se diz no próprio mundo futebolístico.

Todos (torcida, imprensa, apreciadores do futebol mesmo de outros times) festejam, badalam e só fazem crescer o EGO dos rapazinhos.

Existem mais frases, outras atitudes igualmente pobres de espírito, beirando à delinquência social. Essas pobres almas daqui a pouquinho perderão os holofotes. E o que serão da vida ?

Se Robinho tivesse a dignidade de entregar os ovos de Páscoa para algumas dezenas de crianças pobres (como ele próprio já foi um dia) e a grandeza de espírito de respeitar o trabalho social daquela creche, dando ele um grande exemplo de cidadania, talvez os seus coleguinhas teriam metido o pé no freio e não subiriam em um salto tão alto como estão agora.

É lamentável assistirmos, uma vez mais, ao surgimento de novos ídolos de pés de barro. Se um dia o Robinho (que, aliás, pipocou feio na Copa) for mais inteligente e começar a respeitar as outras pessoas que não precisam ser obrigatoriamente evangélicos como ele e sua troupe, o futebol poderá ser melhor. A sociedade mais evoluída e, por consequência, o mundo mais colorido.

Ignorante como se mostrou, Robinho nunca deve ter ouvido falar da Doutrina Espírita que prega, sobretudo, a HUMILDADE como nos ensinou o Cristo. Mas querer conhecer os fundamentos cristãos é pedir muito para quem só tem tempo para os holofotes e os vídeo games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário