domingo, 8 de agosto de 2010

O assassinato da biodiversidade brasileira

Notícia (extraída do pp site do IJA)

IJA processa empresa, em Belém (PA), pelo abate ilegal de mais de 280 mil tubarões

Mais de 25 toneladas de barbatanas e bexigas natatórias estariam sendo comercializadas de forma ilegal A ação civil pública foi protocolada via fax na Justiça Federal de Belém (PA), com base em fiscalizações e autos de infração do IBAMA/PA.

O IJA busca indenização pelos danos ambientais irreversíveis e incontáveis causados pela captura ilegal de 25 toneladas de barbatanas de tubarão e bexigas natatórias de animais não identificados, número que representa mais de 280 mil tubarões. A empresa processada é a Sigel do Brasil Comércio, Importação e Exportação Ltda.

A Sigel processa e beneficia barbatanas e bexigas natatórias para futuramente serem revendidas de forma ilegal. Dentre os animais abatidos constam espécies marinhas em risco de extinção e vulnerabilidade, como é o caso do tubarão grelha. “Acreditamos que esta seja uma autuação recorde, nunca ouvimos nada parecido.

O que é assustador é que provém de apenas uma empresa. Imaginem então as quantidades que escapam da fiscalização do Ibama/PA”, comenta Cristiano Pacheco, diretor do IJA. “Quase não se fala na área costeira amazônica. Os brasileiros precisam saber que é a mais rica do país em biodiversidade marinha, banhada pela foz do Rio Amazonas.

Suprimir os tubarões dessa forma absurda e descontrolada colocará em colapso os ecossistemas marinhos na região, já que o tubarão é topo de cadeia, inventor da seleção natural nos oceanos e habitante deste planeta há mais de 400 milhões de anos”, completa Pacheco. O valor provisório da indenização, pleiteado pela instituição, é de R$ 1.382.725.000,00 (um bilhão trezentos e oitenta e dois mil setecentos e vinte e cinco reais).

No decorrer do processo o IJA apresentará parecer técnico que deverá superar em muito o valor, já que o cálculo considerará todos os ecossistemas afetados. O valor da indenização será revertido ao Fundo Nacional do Meio Ambiente. Veja as imagens: http://rapidshare.com/files/408667560/Barbatanas.MODInstituto Justiça Ambiental (IJA) O Instituto Justiça Ambiental (IJA) é uma organização não-governamental, sediada em Porto Alegre (RS), sem fins lucrativos, formada por profissionais atuantes na área do direito ambiental e na área técnica, destinada a promover a proteção do meio ambiente.

O Conselho do Instituto Justiça Ambiental é formado por advogados, promotores de justiça, biólogos e veterinários, de renome nacional e internacional. http://www.ija.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário