quinta-feira, 8 de julho de 2010

A SporTV mostra como NÃO FAZER jornalismo


NOTÍCIA:
A ministra de Turismo do Paraguai, Liz Rosanna Cramer Campos, escreveu uma carta ao SporTV criticando a matéria produzida pelo canal no dia 01/07 e afirma que pedir desculpa “não é o suficiente”. Ela afirma que a reportagem sobre o Paraguai foi "patética e ofensiva".

“Com o poderio de sua rede e imensa audiência que possuem, vocês saberão entender que o pedido de desculpas não é suficiente. O impacto dessas imagens é muito superior ao impacto de um pedido de desculpas com uma nota positiva”, afirmou Liz.

A reportagem em questão falava sobre a participação do Paraguai na Copa do Mundo, mas, com texto irônico, zombou vários aspectos da cultura e da sociedade do país vizinho. Depois da repercussão negativa, o canal se desculpou e exibiu reportagem positiva sobre o Paraguai.
Convite para visitaCom o intuito de acabar com "os preconceitos" por parte da emissora brasileira, Liz convidou a equipe do SporTV para uma visita ao Paraguai. “Venham nos conhecer, para se surpreenderem e derrubarem preconceitos, e depois produzirem uma reportagem justa sobre os que vivem aqui”, diz a carta.

A direção do SporTV, por meio de sua assessoria, informa que já respondeu a carta enviada por Liz e reiterou o pedido de desculpas. "A direção do SporTV já respondeu à Ministra, reiterou o pedido de desculpas do canal e está conversando para agendar um possível encontro pós Copa do Mundo", diz a nota.

O vídeo está na internet. No site www.comunique-se.com.br por exemplo.

COMENTÁRIO:
O que rolou aqui não é propriamente novidade.
É que agora a coisa está se popularizando por DOIS MOTIVOS:

1) Programas de humorismo estão dando audiência e a tendência é terem seus modelos copiados;
2) A internet potencializa muito e escancara tudo.

Como a televisão precisa se reinventar a cada instante (a exemplo de outros meios de comunicação), vez ou outra aparece alguma coisa nova. Nos últimos tempos o que tem marcado essas novidades são, digamos, "coisas engraçadinhas".

No estilo do "velho Guerreiro" (refiro-me ao CHACRINHA. Os mais novos, sorry, procurem saber quem foi esta figura que marcou indelevelmente os programs de auditório da TV Brasileira) os programas engraçadinhos vão achincalhando pessoas, desconstruindo modelos e fazendo do chamado "gosto duvidoso" a sua cereja do bolo.

As "coisas engraçadinhas" estão tão em evidência e que vez ou outra com uma reles pitada de informação são confundidas com jornalismo. E o povo nem sempre tem essa percepção, discernimento e conhecimento, chamando muitas vezes os atores do Pânico, do CQC e de outras bobagens correlatas de "jornalistas"...

Pois, na esteira das "coisas engraçadinhas", o SporTV fez uma matéria achincalhando o país Paraguay.

Uma coisa é brincar com o time, como nossotros brasileiros vivemos fazendo com o resto do mundo, mas coisa BEM DIFERENTE é bater no país, como instituição.

TE OLHA NO ESPELHO, MACACO
Que o Paraguay tem muita coisa feia ninguém tem dúvida. Mas e o Brasil ? Será que existem somente aquelas paissagens de cartão postal ? Será que sua gente só é sarada e bem tratada como aparecem nas novelas globais ??? Será que todo brasileiro tem hábitos de higiene e uma gastronomia refinada ? Nossas paisagens urbanas, suburbanas e sertanejas são sempre EXEMPLARES para a vida na Terra?

Será que já esqueceram daquele veeeeeeeeeelho provérbio popular "Macaco olha teu rabo" ???

Quem assisitiu ao filme Central do Brasil, com Fernanda Montenegro, que tentou buscar o prêmio maior do cinema, sabe que não.

A modelo Larissa Riquelme, que se tornou a musa da Copa, é uma das imagens mais lindas que premiaram as minhas retinas. Ela é uma mulher LINDÍSSIMA, EXCEPCIONALMENTE LINDA !!! Mas será que é só isso que o Paraguay tem de beleza ?

O SporTV tem de dar mãos à palmatória. Deveria sim aceitar o convite da ministra Liz Cramer e conhecer direito o país vizinho. Fazer uma reportagem normal mostrando os dois lados da coisa. A Avenida Paulista e a favela do Heliópolis. Ipanema e a Baixada Fluminense. O Rio Vermelho e a Baixa do Sapateiro. O Costão do Santinho e a Costeira e por aí vai...

O JOIO E O TRIGO
É preciso separar os programas de gracinha, ditos de humor, e o jornalismo.

Dá para fazer jornalismo mais leve, sim, do tipo que o Thiago Leifert está fazendo nesta Copa, na Globo, com um programa gostoso de assistir e que ao mesmo tempo é sério. Dá para assistir ao Jornal da Band, mais descontraído que o JN, e ter seriedade.

O que não dá é para misturar coisa séria com "coisas engraçadinhas", botar num pacote só e mostrar como algo pronto e acabado e que deve ser consumido por todos.

Pra quem não sabe fazer jornalismo e gostaria de aprender, uma dica: o respeito deve ser o termômetro !

Nenhum comentário:

Postar um comentário