quarta-feira, 16 de junho de 2010

1970 - Uma lição de História

Quem assisitiu - assim como eu ! - vai lembrar, e pra quem chegou depois vai saber.

Em 1970, quando o Brasil colocou em campo a sua melhor seleção da História (na opinião de profissionais que entendem desse troço mais que eu), o "grande terror" da Copa era a Tchecoslováquia (a união à época de países que hoje, desmembrados, são a República Tcheca e a Eslováquia).

Jogo de estreia: BRASIL 4 x 1. Os tchecos marcaram primeiro. Viramos um caminhão em cima deles e lhes demos o que hoje se chama de "chocolate". O time tinha "ansiedade" também, especialmente porque estreávamos quatro anos depois de um rotundo fracasso na Copa da Inglaterra (1966 de triste memória para o futebol brasileiro e certamente para o alemão tb), porque o técnico, jornalista e comunista de carteirinha, João Saldanha tinha sido destituído do comando da CBD (como se chamava a CBF na época) já que ameaçara denunciar as TORTURAS e a REPRESSÃO ao mundo. O Brasil vivia a ditadura plena, com o general Médici.

O time entrou em campo com um volante refinadíssimo, Wilson Piazza, recuado e improvisado na quarta-zaga, entrou com um meia (Tostão) no lugar do centroavante e um meia-armador (Rivelino) na ponta-esquerda. Tudo isso sem contar o outro meia, Jairzinho, que jogou pela ponta-direita. Ah... e um baba-ovo que tinha o time classificado e comandado em campo por Pelé, Gerson e Carlos Alberto, fazendo as vezes de técnico (Zagallo).

Tanta "improvisação" deu mais que certo por um simples e reles motivo: havia ANSIEDADE, nunca MEDIOCRIDADE ! Massacramos a Tchecoslováquia, brigamos MUITO com a Inglaterra e ganhamos na bola e no pau da Inglaterra (1 x0) e lavamos a alma no jgo final contra os macarrônicos da azzurra.

O time era demais (apesar do goleiro, Félix...). Era um time com vergonha na cara e MUITA BOLA no pé. Tinha , de certo, ansiedade, mas nunca mediocridade. Esse time ganhou a Taça Jules Rimet em DEFINITIVO. Depois do Brasil da Copa de 70 encerrou-se um ciclo. E começou um outro, com uma outra Taça.

Por isso, quando alguém justificar a mediocridade do timinho amarelinho do Dunga com a expressão "foi a ansiedade da estreia" lembre-se dessa história. Reconte-a e mande para um lugar BEM LONGE quem vier com essa desculpa tão desaforada quanto a escalação do timinho amarelinho.

2 comentários:

  1. Sabe, Nelson, cada dia tenho mais certeza que seremos campeões! Nunca vi uma copa com tanta "zebra"!!! Abração!

    ResponderExcluir
  2. Sei não...
    O Parreira (que hoje está com os ´Bafana Bafana´ ) há MUITO TEMPO atrás comentou e destacou as características do Kaká. Antes mesmo dele ser constantemente vaiado e "expulso" do S. Paulo pela torcida tricolor e seguir para a Europa. Disso pouca gnte agora vai "lembrar"...

    O mesmo Carlos A. Parreira disse tb que o Brasil tem o melhor futebol do mundo. Não só porque foi Campeão com o time. O Parreira disse isso também MUITO TEMPO depois de levantar o caneco.

    Se o cara estiver certo (como parece que está SEMPRE !)temos chances SIM.

    Mas eu desconfio da arrogância do Dunga e da ruindade de tanta gente que está usurpando a nossa amarelinha.

    Enfim, vamos ver hoje que bicho dá.

    ResponderExcluir