sábado, 27 de março de 2010

A triste e tenebrosa censura

O decano Alberto Dines, que antigamente chamávamos de "baluarte” da imprensa nacional, é a mais nova vítima de censura no Brasil.

Depois de publicar o artigo “O azar do Sortudo” no portal Último Segundo, tratando da visita de Lula a Cuba, na mesma semana em que o dissidente político Zapatta morreu em greve de fome como protesto ao governo cubano, dançou.

“Era um artigo respeitoso, não ofendia o Lula, nem a ninguém. Mas eles disseram que não gostaram e me demitiram por telefone (dia 27/02)”, comentou Dines.

“Fazer jornalismo hoje no Brasil e na América Latina está mais difícil que no passado recente. Antes éramos vítimas de uma só facção, hoje são várias, de todos os lados”, declarou Dines durante o seminário Liberdade de Expressão/Direito à Informação nas Sociedades Contemporâneas da América Latina, realizado no dia 25 de março, em São Paulo.

ESTADÃO x Sarney Jr.

NO BRASIL...
O Jornal O Estado de S.Paulo continua censurado (leia o COMENTÁRIO na notícia Sangue de Boi no Maranhão)

NA VENEZUELA...
O dono da TV Globovisión, Guillermo Zuloaga, de franca oposição ao coronel Chávez, teve preso semana passada, quando tentava viajar com a família no fim de semana, e no dia seguinte foi solto...

EM HONDURAS...
Em Honduras já morreram 5 jornalistas em um mês. No mais recente atentado, dia 26 de março, morreram Bayardo Mairena e Manuel Juárez e enquanto viajavam de carro de Catacamas a Juticalpa, no estado de Olancho. Eles foram atacados e metralhados.

EM CUBA...
Até BLOG é censurado pelos irmãos Castro !
Yoani Sánchez, de 34 anos, é uma crítica contumaz do governo cubano. Proibida de sair da Ilha, faz o mairo sucesso com o seu blog. Dia desses foi detida com amigos por agentes de segurança, sendo o grupo tachado de "contrarrevolucionários". Ela estava acompanhada de outros blogueiros e o grupo pretendia participar de uma manifestação contra a violência. Yoani pediu a Lula para intervir junto ao alto comando da Ilha a fim de que possa participar de evento na Bahia, mês que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário