domingo, 26 de julho de 2009

Pré-Sal, 4ª Frota, Índia & otras cositas más...

AO FATOS:

1) A Índia apresentou, dia 26 de julho, o primeiro submarino nuclear de fabricação própria. A embarcação foi apresentada numa cerimônia militar no sul do país.

"Hoje, nos unimos a um seleto grupo de cinco nações com capacidade para construir submarinos nucleares", disse o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh. Ainda segundo ele, a apresentação do submarino não tem como objetivo "ameaçar ninguém", já que a Índia "busca na região e fora dela uma atmosfera que conduza ao desenvolvimento pacífico".

2) No espaço latino americano existe um fato novo digno de registro e que muitas vezes para "despercebido" do noticiário geral: a reconstituição da 4ª Frota da Marinha dos EUA. Analistas políticos e estrategistas militares interpretam isto como um recado claro: Tio Sam não está satisfeito com o eixo antiamericanao que se forma, a partir da Venezuela, Equador, Bolívia, Paraguai, sem conta a má vontade da Argentina com Washington...

3) Cresce a importância do Brasil no cenário mundial como fonte de alimentos, minérios e combustível ! O Pré-Sal é uma das maiores reservas mundiais de petróleo. A Amazônia de minérios (vale mais o que está debaixo da terra do que está por cima !!!). E as terras agricultáveis abundam, apesar do latifúndio improdutivo e dos "movimentos sociais" destruindo plantações.

4) O chamado establishment militar brasileiro vem sendo enfraquecido nos últimos 20 anos e o sucateamento de nossos equipamentos não é assunto novo.

5) Chile, Venezuela e Argentina são maiores que o Brasil militarmente. Acredite se quiser...

Vamos viver sob o protetorado norte-americano, que "não descuida" dos meninos do Atlântico Sul ? Será esta a opção mais inteligente para um País que pretende a liderança continental e assento no Conselho da ONU ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário